FTG – Planalto Central
Bahia
Povo hospitaleiro!

Naquela terra tão distante, onde se imagina.... Olodum, Baianas....
Vi o Tradicionalismo Muito verdadeiro.
Centros de Tradições Gaúchas estruturados, com a verdadeira função
do viver Tradicionalista.
Lá se organizam palestras no CTG, Sarau de Prendas,
domingos em Família dentro do CTG... enfim eventos que não vemos mais por aqui!
Confesso que aprendi muitas lições naquele concurso,
no momento em que avaliava o concurso de Prendas do Planalto Central,
vi que na verdade eu estava sendo avaliada...
Até que ponto somos Tradicionalistas?
Na prova oral de uma candidata Mirim, eu perguntava:
O que significa a Tradição Gaúcha pra você?
E ela olhou bem dentro do meu olho e disse:
Significa a minha vida, se um dia tirassem de mim, seria como estivessem tirando a minha cabeça....eu perderia o rumo!
Percebi naquele momento, o quanto não valorizamos o que temos tão perto!
E aquela prendinha mirim me provou que realmente, a Tradição gaúcha não está e não depende de espaço geográfico... está na alma e no coração!

Durante a palestra a participação dos jovens e crianças ,questionando, opinando.... era surpreendente... pessoas com conhecimento!
Que talvez nunca estiveram no sul, mas que conhecem muito mais que nós, o valor dessa cultura, através de livros e daquele viver tradicionalista.

Certamente todos nós deveríamos voltar
para lá!
Para os Livros!

0 Responses to “ ”: