Mensagem do Prendado 2006/08



É com muita alegria e já com saudades, que me recordo do Concurso de Nacional de Prenda e Peões, realizado nos dias 20 21 22 de janeiro na cidade de Tangará da Serra MT.
Momentos que passam um tanto rápido, mas com grande intensidade que ficarão na lembrança de muitos.
Correrias, angústias, alegrias, seriedade, agilidade, hospitalidade, felicidade, perfeição, carinho, trabalho, apoio, serviços e comodidade são adjetivos que retratam á todos que lá estavam.
- Trabalho é algo que certamente cabe ao novo Presidente da Confederação Sr. Celívio Holz, recém eleito em novembro, dois meses após, mostrou que vontade de trabalhar não vão lhes faltar em sua gestão. Pois lá estava com a "mão na massa" à frente da organização, cuidando para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Parabéns Sr. Presidente, enquanto houver pessoas com objetivos iguais aos seus e garra para trabalhar, teremos a certeza que nossos valores culturais serão eternizados.
- Também com a palavra trabalho, acrescentada de carinho podemos identificar a mais nova secretária da CBTG Sra. Adyva que não mediu esforços para lá estar. Além de fazer parte da comissão avaliadora, (que aliás tratou cada participante com um carinho sem igual), no dia seguinte ao concurso estava prontamente, fazendo a ata da nossa primeira reunião do novo prendado. Parabéns Sra. Adyva, queria nós tradicionalistas, mais pessoas como a senhora, sempre preocupada para que nossa cultura seja cultivada de forma correta.
- Agilidade e perfeição, é assim que vimos a nossa Diretora Cultural, Sra. Dulce, que na correria da organização do concurso ainda sobrava tempo para esbanjar simpatia e atenção para com todos. Agilidade nos seus trabalhos e perfeição a cada detalhe. Não é só nós que te agradecemos, mas o tradicionalismo em si. Nunca desista desse ideal, pois são de pessoas assim que precisamos, para garantir a perpetuação dessa Cultura. Parabéns!
- Seriedade, esse adjetivo cabe à todos que lá estavam, mas nesse momento queremos dedicar e parabenizar ao Prefeito Júlio César que abraçou essa causa, acreditou e apoiou com seriedade. Que muitas autoridades governamentais sigam seu exemplo, pois certamente nossa sociedade seria mais séria e justa.
- Hospitalidade, nos lembra muito a Patronagem do CTG Aliança da Serra. Pessoas que deixaram seus afazeres, sua vida pessoal, para viver a nossa. Sr.Alcides e Sra. Que abraçaram nossos sonhos com amor e fizeram de nós candidatos, seus filhos. Muito obrigada.
- Ao Patrão do CTG e Presidente do MTG do Mato Grosso, mostraram muito trabalho e provaram para todo o Brasil que lá não se brinca de tradicionalismo. Trabalham pra valer!
- Quanto aos avaliadores, além de seriedade fizeram o serviço com prazer e alegria, sem demonstrar cansaço do início ao fim. Passaram-nos segurança em todo o instante. Cada pergunta nos feita era fundamentada, isso nos deixou confiantes. Posso resumir em poucas palavras cada comissão:
Avaliadores da mirim - A experiência acolheu cada participante com carinho, o que fez com que cada um se sentisse amparado.
Avaliadores da Juvenil – A alegria com que avaliavam descontraia cada um.
Avaliadores da Adulta e Veterana – O conhecimento é o fundamento de tudo, pois sabedoria marcou essa banca.
Avaliadores da Campeira – Ali, tinha conhecimento resultante de experiência própria.
- Parabéns ao governo do Estado do Mato Grosso, por manter uma escola pública muito bem estruturada, como aquela que nos alojou, com ar condicionado nas salas de aula, geladeira e também três funcionárias à nossa disposição para nos auxiliar. Isso que é comodidade!
- Toda equipe organizadora, faltam elogios, desde o cozinheiro até o Xirú das Falas . Tudo estava perfeito
- Estrutura, essa palavra ficará marcada, quando lembrarmos da sede do CTG Aliança da Serra, com restaurantes, cancha de bocha, mural dedicado à homenagens, uma cozinha ampla, vaporizador refrescando todo o ambiente, piscina e é claro uma cancha de laço indiscutível. Um exemplo!
- No entanto, correrias, angústias, alegrias, tristezas, cansaço, são palavras que marcaram nós candidatos. A angústia da espera, o cansaço da viagem de até dois dias dentro de um ônibus, a correria da preparação, a angústia das noites sem dormir, as preocupações, a tristeza após as apresentações quando por puro nervosismo alguns erravam na dança, esqueciam da poesia, por descuido assinalavam errado na prova. Outros até para o hospital foram, mas voltavam com garra e determinação para terminar o concurso. Alegrias também marcaram, pois após uma intensa preparação, víamos nosso trabalho sendo reconhecido, alegria também de alívio por representar bem nossos Estados.
Somos todos vencedores!
Provamos que somos capazes, e que somos nós o futuro do movimento!
Mostramos que não importa os obstáculos, pois estamos aqui pra vencê-lo.
Formamos uma equipe de crianças, jovens e adultos que trabalha no coletivo. Nosso objetivo maior foi apresentar projetos tradicionalistas que resgata valores, não por ser antigos mas por serem eternos, e a prova disso é que nós estamos aqui para amparar e não para deixar que se perca esses valores.
Temos certeza que o futuro do movimento estará seguro, enquanto houver pessoas com objetivos iguais aos nossos, de cultivar essa tradição e passar de forma correta de geração em geração.
Por isso entendo que nesse concurso não teve vencedores e nem vencidos.
Houve sim aprendizado, experiência e a certeza de que o futuro da nossa cultura está em boas mãos
Parabéns à todos os participantes, organizadores, diretores, presidentes, à todos que diretamente ou indiretamente, estiveram envolvidos nesse evento.
Parabéns CBTG
Façamos tudo com amor e dedicação, porque vale à pena!
Edinéia Pereira da Silva




1ª Prenda Adulta da
Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha 2006/08

0 Responses to “ ”: